quinta-feira, 28 de novembro de 2013




Por Mikael Thalen


Pesquisadores da Universidade British Columbia’s Simon Fraser recentemente revelaram  uma nova frota de drones, capazes de obedecer a comandos de voz e visuais.





O projeto, que foi apresentado durante a anual Conferência Internacional de Robôs e Sistemas Inteligentes (International Conference on Intelligent Robots and Systems - IROS) no início deste mês no Japão, revelou a capacidade de vários drones obedecerem a comandos de grupo através do uso de câmeras de reconhecimento facial e comandos de reconhecimento de voz.

Usando um sistema de pontuação facial, a câmera de cada drone determina a direção na qual um usuário está focado. Quando o drone com a maior "pontuação de rosto" for orientado, pequenos LEDs que mudam de cor fornecem a confirmação para o usuário. 


Comandos simples como "decolar" permite o controle completo com as mãos livres, enquanto comandos como "vocês dois" ou "vocês três" permite que vários drones obedeçam à mesma ordem simultaneamente.



Através do uso de  Interface Gestual Mediada por Visão, os drones também têm a capacidade de serem controlados silenciosamente por movimentos de mãos simples. Assim que um drone reconhece que foi visualmente orientado, um usuário pode obter o controle através de um gesto de aceno da mão direita, enquanto um gesto da mão esquerda retira o controle.

Em uma demonstração isolada, um usuário ganha controle de múltiplos drones e usa um gesto com as duas mãos para comandar a frota de drones para realizar uma missão predeterminada.

 



Enquanto a equipe ainda está aperfeiçoando a taxa de sucesso de detecção do usuário da câmera do drone, planos para implementar capacidades de comando avançadas estão em obras.

"Em trabalhos futuros, vamos demonstrar a praticidade de nossos métodos de trabalho em sistemas de robô outdoor, incluindo equipes heterogêneas de robôs", afirma o documento da pesquisa da equipe. "Vamos estender este trabalho para designar equipes de robôs pelo nome, para que possamos dizer 'Vocês três são a Equipe Vermelha',' Vocês três, juntem-se à Equipe Azul' e 'Alternem para Equipe Verde'."

Enquanto a tecnologia é inofensiva em sua natureza, o aumento do uso de drones de vigilância no interior dos Estados Unidos tem poucos cidadãos aplaudindo o desenrolar.

Embora recuando seus comentários após a contestação pública, a crença inicial do procurador-geral Eric Holder de ser constitucionalmente autorizado a executar assassinatos com drone contra americanos em solo dos EUA apenas contribuiu para a desconfiança do público do uso doméstico de drones. 

Uma fotografia recente de um drone helicóptero sem identificação exclusivamente obtida pela Infowars também revelou um olhar sobre o futuro próximo da tecnologia drone. Outros avanços recentes produziram drones com a capacidade de agarrar objetos parados em vôo usando uma garra mecânica, muito similar a um pássaro com garras agarrando a presa. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia estão avançando os recursos  "de inspiração aviária" de drone, na esperança de ser capaz de literalmente apanhar seres humanos na rua.

Como a tecnologia estende seu crescimento relâmpago para a robótica autônoma, pensadores mundialmente famosos começaram a tomar conhecimento, levando os semelhantes do físico Stephen Hawking a alertarem sobre sua marcha perigosa e descontrolada, já que as paredes de tecnocracia crescem exponencialmente mais.

0 comentários :

Postar um comentário