Por Susanne Posel
Jason Huntley, um consultor de tecnologias de informação no Reino Unido, revelou como a televisão smart da LG envia dados de vigilância do cliente à LG Electronics Inc.
Huntley explicou: "a empresa continuou a coletar qual canal ele estava assistindo mesmo depois que ele desativou o recurso de coleta de informações. O servidor (da LG) confirma o recebimento bem sucedido desta informação de volta para a TV. A informação apareceu como a ser enviada não-encriptada para a LG."
Em uma parte do menu chamada "info do acervo de assistir" Huntley descobriu que, independentemente de se transformar a opção, os dados ainda estavam sendo enviados para servidores de computador da LG.
Huntley comentou: "Isso é uma terrível implementação da ideia. Ele ainda envia o tráfego, mas rotula dizendo que eu não queria que ele seja enviado. Na verdade, é pior, eu acho, do que se não tivesse sido oferecida a outra opção em primeiro lugar, uma vez que isso permite ao usuário acreditar que nada está sendo enviado."
Outros dados armazenados incluem:
• Nomes de clientes de arquivos
• Informações exclusivas de identificação do cliente
• Números de rastreamento especializados para a TV específica
Ao utilizar um disco rígido externo USB, todas essas informações podem ser tiradas diretamente do aparelho.
A LG respondeu a Huntley, dizendo: "Como você aceitou os Termos e Condições na sua TV, as suas preocupações seria melhor direcionado para o varejista."
Devido à atenção que Huntley trouxe para o problema, o Information Commissioner’s Office (ICO) assumiu a causa e está conduzindo uma investigação sobre as alegações.
O ICO afirmou: "Fomos recentemente alertados de uma possível violação de dados que pode envolver TVS Smart da LG. Nós faremos investigações sobre as circunstâncias da alegada violação da Lei de Protecção de Dados antes de decidir qual ação, se houver alguma, deve ser tomada. "
A LG respondeu, afirmando que "a privacidade do cliente é uma prioridade" e "levamos este assunto muito a sério."
Outras corporações transformaram seus produtos em dispositivos de vigilância para assistir aos seus clientes.
A Verizon patenteou uma tecnologia que transforma um DVR em uma ferramenta pessoal de espionagem para assistir aos americanos em suas próprias casas.
A Verizon chama esse esforço FierceCable, que é capaz de exibir "sensibilidade aguda nas salas de estar dos clientes: sons de discussão levam a anúncios de aconselhamento matrimonial, e sons de carícias."
A Verizon explica: "Se o sistema de detecção determina que um casal está discutindo, um prestador de serviços seria capaz de enviar um anúncio para aconselhamento matrimonial a uma TV ou dispositivo móvel na sala. Se o casal profere palavras que indicam que eles estão abraçando, eles receberiam anúncios para uma 'fuga' em férias românticas, um comercial para um contraceptivo, um comercial de flores, ou comerciais de filmes românticos."
A patente é intitulada "Métodos e Sistemas para Apresentar um Anúncio Associado a uma Ação de um Usuário no Ambiente" [Methods and Systems for Presenting an Advertisement Associated with an Ambient Action of a User] e em posse de Brian F. Roberts, que inventou a tecnologia em nome da Verizon Patent and Licensing INC.
A pretexto de aperfeiçoar o marketing e a publicidade, o método de espionagem "inclui um sistema de apresentação de conteúdo de mídia apresentando um programa de conteúdo de mídia que inclui um intervalo comercial, detectando uma ação no ambiente realizada por um usuário durante a apresentação, selecionando de um anúncio associado à ação ambiental detectada, e apresentar o anúncio selecionado durante o intervalo comercial."
Atividades do ambiente do lar, tais como "comer, fazer exercícios, rir, ler, dormir, conversar, cantar, cantarolar, limpar e tocar um instrumento musical, bem como carícias, lutas, participar de um jogo ou evento esportivo", podem ser vigiadas usando esta tecnologia. Todos os telefones celulares podem interagir com este dispositivo como um modo separado de vigilância.
Informações associadas ao usuário, como gesto, perfil, voz e reconhecimento facial são métodos que podem identificar o usuário que irá produzir o anúncio mais eficaz com base no "media sistema de apresentação de conteúdo" (CIM).
É tão simples como dizer uma palavra, e o MCPS é ativado. "Instruções executáveis por computador" embutidas trabalhando em conjunto com o MCPS permitirão anúncios específicos através da utilização de "sensor(es) de profundidade, sensor(es) de imagem, sensor(es) de áudio e um sensor térmico."
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